mapeados, respectivamente, pelas instruções LCE
| 1. quando ... temporiza ...;
|
| 2. quando ... temporiza_acumula ...;
|
| 3. quando_não ... temporiza ...;
|
| 4. quando_não ... temporiza_acumula ...;
|
1. TON:
LD I0.0
TON T0, 3000
No exemplo acima, a variável doubleword T0 (variável de temporização) marca, em ms, o tempo decorrido desde o instante em que a condição I0.0 tornou-se ligada pela última vez (ou desde que o fluxo de energia passou pela instrução pela primeira vez depois que o controle entrou no modo run, se I0.0 já começou ligada). Se I0.0 for desligada, T0 permanece em 0. Se I0.0 tiver sido ligada e voltar a ser desligada, T0 volta a ficar em 0, desligando/resetando a variável bit (0/1 - liga/desliga) associada a T0.
Quando T0 atingir o valor do tempo preset, o segundo parâmetro (3000 ms = 3 s, no exemplo acima), a variável bit associada a T0 será ligada (ou setada em 1 - verdadeiro), mas T0 continuará marcando o tempo, como se nada tivesse acontecido. Quando I0.0 voltar a ser desligada, a variável bit T0 voltará ao seu estado original desligado (ou resetada em 0 - falso) e T0 será zerada, ficando congelada em zero, sem marcar mais o tempo, até que I0.0 volte a ser ligada.
Diagrama de Funcionamento
Obs.: a forma com que se usa a variável T0 definirá se se trata da doubleword (comparações, atribuições ou operações matemáticas) ou bit (operações lógicas de bit), conforme exemplificado no diagrama abaixo, onde cond = I0.0:
2. TONR:
LD I0.0
TONR T0, 3000
Funciona como o anterior, com a diferença que quando I0.0 voltar a ser desligada depois que a variável bit T0 for ligada, esta T0 não voltará ao seu estado original desligado e a doubleword T0 não será zerada, guardando o valor do tempo decorrido até este momento e recomeçando a temporização a partir desse valor quando I0.0 voltar a ser ligada. Ou seja, ele acumula o tempo em que I0.0 é ligada.
Para que a variável bit T0 volte ao seu estado original desligado, deve-se programar no controle um comando desliga com parâmetro T0 (R T0, 1).
Diagrama de Funcionamento
3. TOF:
LD I0.0
TOF T0, 3000
No exemplo acima, quando I0.0 passar de desligada para ligada a variável bit associada a T0 será ligada. A variável doubleword T0 marca o tempo decorrido desde o instante em que a condição I0.0 passou de ligada para desligada pela última vez. Se I0.0 voltar a ficar ligada, T0 volta a ficar em zero, mas a variável bit associada a T0 continuará ligada.
Quando T0 atingir o valor do tempo preset: o segundo parâmetro (3000 ms = 3 s, no exemplo acima), a variável bit associada a T0 é desligada e em T0 o tempo marcado ficará congelado, mas quando I0.0 passar de desligada para ligada a variável bit T0 voltará ao seu estado ligado e a variável doubleword T0 será zerada.
Diagrama de Funcionamento
4. TOFR:
LD I0.0
TOFR T0, 3000
Funciona como o anterior, com a diferença que quando I0.0 voltar a ser ligada depois que a variável bit T0 for desligada, esta T0 não voltará a ficar ligada e a variável doubleword T0 não será zerada, guardando o valor do tempo decorrido até este momento e recomeçando a temporização a partir desse valor quando I0.0 voltar a ser desligada. Ou seja, ele acumula o tempo em que I0.0 é desligada.
Para que a variável bit T0 volte a ficar ligada, deve-se colocar no programa um comando desliga com parâmetro T0 (R T0, 1), para voltar o temporizador ao seu estado inicial com T0 em zero e, então, quando I0.0 passar de desligada para ligada, a variável bit associada a T0 será ligada.
Diagrama de Funcionamento
Obs.: a variável de temporização deve ter, necessariamente, a forma Tn, onde n pode variar de 0 a 511.