Entradas e Saídas de Bit (Liga/Desliga)

Previous  Top  Next



No SimuPLC 4.1.0, há 64 variáveis de bit de entrada (Input - I), denominadas de I0.0 a I7.7, e 64 variáveis de bit de saída (Output - Q), denominadas de Q0.0 a Q7.7. (Obs.: usa-se Q, ao invés de O, para abreviação de saída - output - para evitar-se a confusão que, de outro modo, fatalmente ocorreria entre o valor zero - 0 - e o O de saída.)

As variáveis de bit de I0.0
a I0.7 estão agrupadas na variável byte IB0. De forma semelhante, as variáveis de bit de I1.0 a I1.7, I2.0 a I2.7, ..., e I7.0 a I7.7 estão agrupadas nas variáveis byte IB1, IB2, ..., IB7, respectivamente.

Da mesma maneira, as variáveis de bit de I0.0
a I1.7 estão agrupadas na variável word IW0, e as variáveis de bit de I2.0 a I3.7, I4.0 a I5.7 e I6.0 a I7.7 estão agrupadas nas variáveis word IW1, IW2 e IW3, respectivamente.

Finalmente, as variáveis de bit de I0.0
a I3.7 estão agrupadas na variável doubleword ID0, e as variáveis de bit de I4.0 a I7.7 estão agrupadas na variável doubleword ID1.

De maneira similar, são formadas, a partir das variáveis de bit de saída de Q0.0
a Q7.7, as variáveis QB0, QB1, QB2, ..., QB7, QW0, QW1, QW2, QW3, QD0 e QD1.

Vide exemplo abaixo, com o uso de variáveis compostas por bits:

variáveis ibnaqdn

As variáveis bit liga/desliga de entrada estão representadas por oito barras de LEDs no lado esquerdo da tela do Simulador, e as de saída apresentam a mesma disposição no lado direito.

Ao se clicar em cima dos LEDs de entrada, o comportamento padrão é que a entrada correspondente mude de estado, de desligado para ligado ou vice-versa (comportamento alternativo, de abrir-se um diálogo permitindo que se mude a sua cor de ativação, pode ser obtido com o comando Cores LEDs Entradas do menu Edição
). Outra forma de se ligar/desligar as entradas correspondentes é, simplesmente, clicar-se em cima do desenho das chaves liga/desliga do diagrama ladder, que representam as instruções de load, and, ald, or ou old do controle implementado.

Por outro lado, ao se clicar sobre um LED
de saída, sempre é aberto um diálogo permitindo que se mude a sua cor de ativação.

Ao se posicionar o ponteiro do mouse, durante um segundo, sobre um LED das barras de variáveis de bit virtuais ou sobre algum campo nas barras de variáveis analógicas, caso tal variável tenha sido associada a um nome significativo, este será apresentado, como exemplificado abaixo:

               visualnomesignif
Obs.
: pode-se alterar o estado da entrada correspondente, de desligado para ligado e de ligado para desligado, clicando-se com o mouse sobre o LED respectivo, ou clicando-se com o botão esquerdo do mouse sobre a imagem do contato no desenho do diagrama ladder, se tal contato for referente a esta entrada, naturalmente.

Vide clique em contatos de comparações.

Vide clique com o botão direito do mouse.