Exercícios Para Treino com o SimuPLC |
1. Programe um PLC para o controle das quatro bocas de fogo (chamas) e do forno de um fogão que funcione da seguinte maneira: i) A cada um, associe seis entradas de bit (liga/desliga), três entradas analógicas e duas saídas de bit. ii) Ao se acionar a botoeira "Liga", conectada à primeira entrada de bit, a saída conectada à válvula de gás da respectiva chama é ligada e, após 0,5 segundos, aciona-se a segunda saída, conectada ao dispositivo faiscante, durante 1 segundo, para acendimento do respectivo fogo. A válvula será desligada somente quando a botoeira "Desliga", conectada à segunda entrada, for acionada; ou se houver algum problema com a chama, conforme item v). iii) Ao se acionar a botoeira "Liga Temporizado", conectada à terceira entrada de bit, o respectivo fogo, controlado por temporizador interno ao PLC, fica ligado durante o tempo, em minutos, entrado, por meio de potenciômetro, na primeira entrada analógica. iv) Ao se acionar a botoeira "Liga Aquecimento", conectada à quarta entrada de bit, o respectivo fogo fica ligado até que a temperatura, em graus celsius, de um termômetro eletrônico, que mede o aquecimento das substâncias ou alimentos dentro do vasilhame, conectado à segunda entrada analógica, atinja ou ultrapasse o valor colocado, por meio de potenciômetro, na terceira entrada analógica. v) O maior perigo associado à operação de um fogão é a abertura da válvula de gás sem a imediata combustão da chama, ou seu apagamento antes do fechamento da válvula, o que pode implicar acúmulo e explosão do gás vazante. Então, na quinta entrada conecta-se um sensor de chama que sinaliza que o fogo naquela chama foi, e continua, realmente aceso após o comando para seu acendimento. Se, por qualquer motivo, a válvula encontra-se aberta e não há chama após o término do acionamento do dispositivo faiscante, o programa desliga imediatamente o comando (o que fechará a válvula de gás) e liga um sinal de alarme para aquela chama, que será desligado somente pelo acionamento da botoeira "Reset", conectada à sexta entrada de bit. vi) Reparem que o acionamento da botoeira "Desliga" ou problemas com a chama desligam a válvula em qualquer dos modos de operação, mesmo o "temporizado" ou o "aquecimento". vii) Finalmente, uma chave geral deve estar ligada para que o sistema funcione. E caso seja desligada durante a operação do sistema, todos os fogos são imediatamente desligados, pelo fechamento de todas as válvulas de gás - notando que aqui estas ficam naturalmente fechadas, permanecendo abertas somente enquanto as respectivas saídas de bits estiverem ligadas. Obs.: a altura (ou intensidade) dos fogos é controlada por válvulas manuais similares às usadas nos fogões convencionais.
2. Escreva um programa PLC que controle automaticamente a lotação de um estacionamento da seguinte forma: há 255 vagas para carros e 255 para motos. Há três fotocélulas na entrada e na saída do estacionamento que identificam o veículo entrando ou saindo pelo seu tamanho, pois a primeira está a, digamos, um metro da segunda e a dois metros da terceira (adapte tais medidas às dimensões desejadas) – uma moto aciona a 1ª e a 2ª e, depois, a 2ª e a 3ª ao mesmo tempo, mas somente um carro aciona as três ao mesmo tempo; tal informação será usada pelo programa para contar quantos carros e motos encontram-se estacionados, sinalizando o número de vagas existentes para carros e motos por meio das variáveis QB0 e QB1, respectivamente. Para inicializar o sistema, há uma botoeira que, ao ser acionada, grava os valores fornecidos em IB0 e IB1 como as quantidades de carros e motos, respectivamente, que se encontram estacionados no momento da inicialização.
3. Temos dois painéis com doze pequenas botoeiras NA, dez numeradas de 0 a 9 e duas especiais * e #. Um dos painéis foi instalado do lado de fora do portão de uma casa e o outro fica trancado dentro de um compartimento dentro da casa. Como fazer com que um PLC, depois do acionamento da botoeira # no painel de dentro, grave as quatro botoeiras pressionadas a seguir como a senha que deverá ser digitada no painel de fora para que o portão se abra por meio do acionamento de um motor, fique 10 segundos aberto e depois se feche automaticamente, a menos que ausência de um feixe de luz em fotocélula posicionada adequadamente sinalize que o carro ainda está passando pelo portão, quando então o PLC aguardará que o feixe de luz volte a incidir na fotocélula para proceder ao fechamento? Além do painel, dentro de casa há também uma botoeira que, independente de senha, abre o portão, cujo fechamento, neste caso, também se dá da mesma forma explanada no parágrafo anterior. Obs.: há um circuito externo dedicado ao controle do motor, bastando que o PLC atue nos dois pontos do circuito "Abrindo o Portão" e "Fechando o Portão" através de duas saídas de bit. Como melhorar o programa para que aceite também uma senha de segurança, entrada como a anterior, mas após acionamento da botoeira *, a qual também permitirá abertura do portão, mas, ao mesmo tempo, acionará um sinal de alarme (que pode ligar sinalização dentro da casa, acionar um pedido de socorro em empresa de segurança e/ou na Delegacia Policial mais próxima, fazer chamadas telefônicas, etc.). Obs.: esta senha de segurança pode mostrar-se de extremo valor no caso de o morador ser dominado por invasores no momento em que estiver chegando em casa.
|
Copyright © 2002
André Luiz Barbosa
Todos os direitos reservados. |